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LEMBIOTECH

Laboratório de Ecologia Microbiana e Biotecnologia

Sobre o projeto

O petróleo sempre mobilizou politicamente sociedades ao longo dos séculos por muitas razões, entre elas a de seu alto valor estratégico para a economia dos países e para o desenvolvimento das nações.

No cenário mundial, o Brasil ocupa hoje posição de destaque no ranking dos maiores produtores de petróleo do mundo. Até isso ocorrer, foi preciso que houvesse um grande investimento na capacitação de recursos humanos, injeção de capital e a criação de políticas que priorizaram o petróleo para o desenvolvimento do país.

O resultado dessa política nos permite hoje comemorar a descoberta do pré-sal. Ao mesmo tempo em que confirma o grande potencial das reservas brasileiras, essa descoberta nos coloca grandes desafios para sua exploração econômica.

Investir em educação e ciências voltadas para o desenvolvimento dos setores de atividades da indústria petrolífera é o combustível certo para acabar com a dependência tecnológica do Brasil e melhorar a qualidade de vida dos brasileiros.

Portanto, é necessário investir agora na capacitação de professores e na motivação de estudantes de Ensino Médio vislumbrando alavancar carreiras nas áreas de ciências exatas e naturais, para suprir a grande demanda técnico-científica que se descortina.

A presente proposta pretende trabalhar de forma multidisciplinar os conhecimentos de geologia, física, química, biologia e biossegurança para facilitar o entendimento sobre o uso de recursos naturais não renováveis, dos quais nossa civilização é totalmente dependente.

Pretendemos:

a) Disseminar conhecimentos científicos indispensáveis para a formação de futuros profissionais em biogeoquímica do petróleo, que dominem ferramentas básicas variadas, que tenham autonomia para buscar novos conhecimentos, postura crítica e capacidade de trabalhar em equipe;

b) Capacitar professores com conteúdos e habilidades para serem multiplicadores do conhecimento em biogeoquímica do petróleo.

Buscar alcançar essa formação na escola implica uma reforma ampla e significativa que perpasse o currículo, os métodos e as atividades utilizados em sala de aula, além da atitude do professor em relação ao conhecimento.

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