|
|
(58 edições intermediárias de um usuário não apresentadas) |
Linha 1: |
Linha 1: |
− | Intro sobre coleta de material biológico
| + | [[Métodos de coleta]] |
| | | |
− | ==O SISBIO==
| + | [[Legislação Brasileira]] |
− | | + | |
− | O [http://www.icmbio.gov.br/servicos/sisbio Sisbio] é um sistema de atendimento à distância que permite a pesquisadores solicitarem autorizações para a coleta de material biológico e para a realização de pesquisa em Unidades de Conservação federais e cavernas.
| + | |
− | | + | |
− | Os tipos de solicitações disponíveis no Sisbio são:
| + | |
− | *Autorizações para atividades com finalidade científica;
| + | |
− | *Autorizações para atividades com finalidade didática (no âmbito do ensino superior);
| + | |
− | *Licença Permanente;
| + | |
− | *Registro Voluntário para coleta e transporte de material botânico, fúngico e microbiológico.
| + | |
− | | + | |
− | As autorizações e licenças permanentes concedidas a pesquisadores por meio do Sisbio NÃO poderão ser utilizadas para fins comerciais, industriais, esportivos ou para realização de atividades inerentes ao processo de licenciamento ambiental de empreendimentos.
| + | |
− | | + | |
− | O Sisbio permitirá ao ICMBio realizar a gestão da informação resultante das pesquisas realizadas visando a conservação da biodiversidade, por meio do recebimento de relatórios de atividades que integrarão a base de dados do Instituto sobre ocorrência e distribuição de espécies.
| + | |
− | | + | |
− | O Sisbio opera de forma descentralizada dando celeridade à tramitação das solicitações de autorizações. Todas as unidades consultadas durante a tramitação e análise de uma solicitação de autorização manifestam-se concomitantemente, dentro de prazos definidos, tendo à disposição o currículo do pesquisador, através de parceria com o CNPq, que disponibiliza a Plataforma Lattes. Com a implementação do sistema, as autorizações antes concedidas em prazos que variavam de um dia a dois anos, hoje têm prazo máximo de 60 dias para serem concedidas (1 a 60 dias).
| + | |
− | | + | |
− | ==Acesso ao SISBIO==
| + | |
− | | + | |
− | [http://www4.icmbio.gov.br/sisbio/ Acesso ao sistema SISBIO] | + | |
− | | + | |
− | ==i3Geo==
| + | |
− | Acesso ao [http://mapas.mma.gov.br/i3geo/aplicmap/openlayers.htm?e0978c6ba2d5fea6250ef4ac832451bf i3geo]no portal do MMA
| + | |