Portuguese English German Italian Russian Spanish

LEMBIOTECH

Laboratório de Ecologia Microbiana e Biotecnologia

Lembiotech se destaca no V Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos (CBRG)

O V Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos - V CBRG foi realizado entre os dias 06 e 09 de novembro de 2018 na cidade de Fortaleza/CE, promovido pela Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos e realizado pela Embrapa Agroindústria Tropical e apresentou como tema: “Valor, inovação e uso: o futuro dos recursos genéticos”.

O evento foi direcionado a pesquisadores, professores, estudantes de graduação e pós-graduação, além de agricultores e outros profissionais que desenvolvam trabalhos com recursos genéticos, melhoramento e áreas correlatas. Participaram do evento 600 congressistas e foram recebidos 567 trabalhos.

A programação técnico-científica do V CBRG, abordou temas como: Valoração de recursos genéticos da biodiversidade brasileira com potencial de uso comercial; Recursos genéticos, inovação em segurança alimentar e bem-estar social; Recursos genéticos e mudanças climáticas; Conservação dos recursos genéticos por meio do uso; Técnicas modernas de conservação de recursos genéticos; Ômicas e fenotipagem aplicadas à caracterização e avaliação dos recursos genéticos; Microbioma associado e adaptações para o futuro; Legislação de acesso aos recursos genéticos; Políticas públicas para a conservação e uso dos recursos genéticos.

Na sessão ‘Recursos genéticos de microrganismos’, os três primeiros lugares dos trabalhos selecionados para premiação foram de alunas do Lembiotech! Elas compartilharam um pouco dessa experiência com a gente:

Primeiro lugar - Andreza Oliveira

Andreza2019 "Congresso Brasileiro de Recursos Genético foi o primeiro congresso que tive a oportunidade de participar e foi uma experiência extremamente enriquecedora. Além das excelentes palestras, que agregaram muito ao meu conhecimento, pude conhecer e dialogar com pesquisadores de diversas partes do Brasil. Por ser meu primeiro trabalho em congresso, fiquei um pouco nervosa, embora não duvidasse da qualidade do trabalho apresentado e dos importantes e promissores resultados que eu e a equipe do projeto conseguimos desenvolver. Levar esse prêmio foi uma das conquistas acadêmicas da graduação de que mais me orgulho, pois foi um grande estímulo e impulso para que eu continuasse no rumo que eu estava e buscar melhorar cada vez mais. Sempre tive um grande desejo fazer parte de iniciativas concretas que pudessem vir a ajudar meu nordeste e vi no projeto a oportunidade de trabalhar fazendo isso.”

Segundo lugar – Gabrielly Oliveira

Gabrielly2019 "Participar do V Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos foi muito gratificante pra mim! Congressos são oportunidades únicas de conhecer trabalhos de pesquisadores em diferentes áreas da ciência e aprender muito nas palestras e conversas que acontecem no evento. Nesse congresso, pude entender mais sobre o quanto é necessário preservar, entender e aproveitar de forma consciente tudo o que a natureza pode nos oferecer. Pela primeira vez, fui premiada por apresentar um trabalho em congresso, e não podia estar mais feliz! Pude representar o laboratório e apresentar um pouco dos resultados de um trabalho árduo na área de biossurfactantes, que são moléculas de grande interesse industrial."

Terceiro lugar – Claudiane Carvalho

Claudiane “Eu sempre adorei participar de eventos científicos, e quando soube que o Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos ia ser em Fortaleza, fiquei super feliz. Submeti meu projeto de monografia que trabalhava na época, intitulado "Prospecção enzimática em isolados bacterianos de ninho de espuma de Leptodactylus vastus". Já tinha apresentado trabalhos em congressos antes, mas no formato digital, em e-poster, foi a primeira vez. Eu estava bem animada no dia da apresentação, pois tive contato com vários outros trabalhos incríveis sobre microbiologia. As palestras que mais me marcaram foram sobre os microorganismos extremófilos da Antártica. Na hora da premiação fiquei tão feliz que chorei emocionada. Mais ainda por ter comigo no pódio minhas amigas do laboratório, a Andreza e a Gabrielly. Toda a minha dedicação com o projeto valeu a pena para além da premiação, pois conhecer a microbiota dos ninhos de espuma abriu diferentes possibilidades em soluções ecológicas e biotecnológicas.”

O time Lembiotech dá parabéns e deseja muito sucesso na jornada científica!

lembiotech

Foto - Alunos do Lembiotech no V Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos

Temos Um visitante e Nenhum membro online

Visite nossa Wiki!